Mulheres e Costumes do Brasil

perdido, com o tempo, as suas virtudes, decidira substituí-los por outros que ainda não tivessem servido.

Será possível encontrar-se ignorância mais cândida?

Manuela pensava que, estando encouraçada de novo, repeliria com mais eficácia as influências maléficas que pretendiam perturbar suas intenções.

Desdenhando afinal os periates, que até então respeitara, jogou-os num riacho, onde um moleque os foi apanhar. Comprou então duas figas mágicas, três crescentes de diferentes dimensões, outras tantas medalhas bentas e de uma pintura rudimentar, que parecia representar Nossa Senhora da Conceição, a padroeira mais festejada do Império. Uma vez esses objetos enfiados no mesmo cordão e pendurados de qualquer forma ao pescoço, a mina fez curta, mas fervorosa oração sobre os degraus da igreja. Em seguida, voltou ao seu lugar habitual, onde foi acolhida pelos cochichos e olhares invejosos das companheiras.

Depositando o tabuleiro sobre a calçada, Manuela acocorou-se e fumou silenciosamente o seu cachimbo.

Em pouco tempo, os fregueses a haviam aliviado dos figos e das laranjas, enchendo-a de cumprimentos e elogios aos quais a negra, visivelmente preocupada, não respondia senão por um sorriso distraído.

Aquele para quem, sem dúvida, ela se tinha preparado com extraordinária elegância, saiu, perto das três horas, pela rua do Rosário e atravessou a rua.