Mulheres e Costumes do Brasil

— O senhor Corado tem o mau gosto de ficar insensível às amabilidades da linda preta mina!

— Manuela comprou os seus feitiços na loja de um judeu, por isso eles não podem produzir efeito.

— As medalhas não foram bentas, como deviam.

— Aposto que ela esqueceu de acender uma vela de cera em honra a Nossa Senhora da Conceição. Aí está por que Nossa Senhora não concordou com seus amores.

Manuela estremeceu a estas palavras, que lhe recordavam, com efeito, um dos mais graves esquecimentos, nas circunstâncias em que ela se achava. Levantou-se logo, e, depois de encarar acintosamente as quitandeiras, encaminhou-se de novo para a igreja dos Militares.

E já não foi uma vela modesta, mas três grandes círios de um cruzado, que ela acendeu diante do altar da celeste padroeira do Império. Ainda mais, antes de entrar no recinto sagrado, mergulhou por várias vezes, medalhas e crescentes, na pia de água benta. Então sim, Manuela julgou-se satisfeita. Coração aliviado, cabeça em pé, ela volta a sentar-se na calçada.

Ora, essa homenagem não serviu, sem dúvida, para conciliar a negra com as boas graças de Nossa Senhora da Conceição, nem para restituir aos talismãs a virtude poderosa. Somos obrigados a confirmá-lo, visto como, apesar de uma segunda tentativa para cavar o sulco mágico, o sr. Corado, voltando às cinco