A sinceridade e a espontaneidade desse amor africano acabavam de apagar de seus olhos o que sua explosão podia ter de brutal, para não lhe deixar senão um perfume embriagador de inocência primitiva. A grosseria aparente do ato desaparecia diante da grandeza, do sentimento que o inspirava.
E assim deveria ser.
O belo, isto é, a verdade absoluta, não saberia ser impura. Seja qual for a forma para manifestar-se, encerra sempre uma sedução soberana que se impõe logicamente aos corações retos.
Para o artista, deixa a estátua de ser pura por estar nua? A folha de parreira não foi inventada senão para as colegiais e os velhos libertinos, ou melhor, se o preferem, para as inteligências incompletas e as imaginações depravadas.
Embora pareça insólito ao leitor o procedimento de Manuela, a negra não será, entretanto, para ele, nem vil nem desprezível. Estamos no Brasil, é preciso não esquecer. Os que conhecem o lugar onde se movimentam os meus personagens compreenderão a parte que cabe à influência que a escravidão exerce sobre eles.
Uma vez referidas essas ideias, posso continuar a minha narrativa.
A partir desse dia, Fruchot (é dele que se trata) não teve mais senão um pensamento: arrancar Manuela daquela triste situação. Fruchot não possuía a cabeça de Antinous.