No entanto, na Europa ele havia inspirado uma séria paixão, que depois de ter resistido à miséria extinguiu-se com a morte.
Trouxera então para América desgostos de toda a sorte. Com o tempo, a sua tristeza transformou-se numa doce melancolia, que se modificou por sua vez, sob a influência de um sol ardente e das novas solicitações de uma alma generosa e expansiva.
Um dia Justino sentiu ainda necessidade de amar, de amar com pureza e sinceridade. Suas tentativas, porém, não tiveram êxito. Sua barba cor de fogo e seu rosto esburacado valeram-lhe um desdém que o magoou profundamente.
Apesar da elegância do seu porte e da elevação da sua inteligência, apesar da encantadora vivacidade do seu olhar e a terna expressão do seu sorriso, a tola vaidade impeliu-o para o último plano. Desprezado pela sua pobreza, achincalhado pela cor dos cabelos, Fruchot, o excelente Fruchot, tornava-se misantropo e cético.
Aconteceu-lhe mais de uma vez declarar com Lucius, transformado em burro: "É bem verdade: o homem não vence, quando nascido sob má estrela".
Pode-se imaginar então a revolução que se passou nele ao sentir-se amado, e amado com ardor.
Tem-se dito com razão que nunca houve incenso que fosse impuro.
Manuela era negra. Ainda mais, escrava. Mas, Manuela, em uma só palavra, acabava de o fazer semelhante