Mulheres e Costumes do Brasil

Quanto a mim, Manuela conquistara a minha simpatia.

Fruchot, a quem comuniquei as minhas impressões, declarou-me que em casa ela nunca consentiu em sentar-se à mesa com ele. Servia-lhe com uma amabilidade respeitosa e não jantava senão depois dele ter acabado. Manuela não podia esquecer que Fruchot era um senhor branco, e que, pela cor, ela lhe era inferior

A preta ignorava ainda, tão dedicada, tão sincera na sua afeição, que o amor aproxima as distâncias e constitui a perfeita igualdade. Sem igualdade não há amor, nem amizade. Se não fosse o abuso detestável que ela fazia do almíscar, como aliás, todas as suas parceiras, eu teria julgado aquela negra a mais perfeita das criaturas.

Pensei, mais de uma vez, olhando-a, na sedutora Barbara.

"Que sua graça encantadora fazia dela a soberana de quem era escrava."

Deixem-me agora dizer duas palavras sobre o nosso modo de viver a bordo da sumaca . Isto me vai proporcionar ocasião de reproduzir a dupla face dos costumes brasileiros.

Notas:

(1) Os brasileiros chamam assim aos portugueses, que, por sua vez, os apelidam pé-de-cabra. Cabra designa também o produto de um mulato com uma negra. Contém ainda uma alusão irônica à cor terrosa dos nativos. Dito neste sentido, equivale ao nome de mulato.