Mulheres e Costumes do Brasil

da Europa. Alemão por parte da mãe, a infortunada arquiduquesa Leopoldina, italiano por sua esposa, irmã do ex-rei de Nápoles, torna-se-lhe fácil conhecer a fundo as línguas respectivas. O português foi-lhe incutido ainda no berço. Vi-o uma vez dirigir a palavra em inglês a uma dama, e eu mesmo tive a honra de entretê-lo em francês.

Mais ditoso do que Ennius, que dizia possuir três corações pelo fato de falar três línguas - grego, osco e latim -, o monarca brasileiro tem, pois, cinco corações, e ao que me consta, está apto para conversar com os sábios de várias nacionalidades.

É verdade que Mitridates sabia os idiomas das 25 nações que lhe obedeciam, um idioma a mais que o cardeal Mezzofante.

O imperador é, portanto, um consumado poliglota. E aproveita as vantagens que tem sabido auferir para pôr-se ao corrente, pelo seu próprio esforço, de tudo o que se publica na Europa e na América. Livros de ciência, obras literárias, periódicos, tudo ele devora, tudo ele retém. Eis a prova: algum tempo depois da nossa chegada ao Rio, tivemos a honra, minha esposa e eu, de sermos recebidos por Sua Majestade. Foi na residência imperial de S. Cristóvão que alcançamos apresentar-lhe as nossas respeitosas homenagens.

A galeria coberta onde se achava o imperador estava atulhada de uma multidão de pessoas dos dois