O botocudo encontraria três canos assestados contra o seu peito. Seria abatido antes de atingir o centro do nosso acampamento.
Decididamente os capitães abusam. A menos que eles tenham querido meter medo a Fruchot, nada achei de suspeito na minha imaginação.
O rosto de tio Barrigudo conservava a expressão calma e soberba, depois das ameaças dos soldados.
— Já ouviu falar dos mulatos, esses vergonhosos produtos que os brancos obtêm das suas escravas negras? perguntou ele. Pois bem, aí está também a humanidade desses demônios! Para eles, a vida de um pele-vermelha, como chamam aos índios, por despeito, tem menos valor que a de um animal selvagem. O guerreiro que não pode ser corrompido pela civilização necessita ser abatido sem piedade.
Tal observação, da boca de um botocudo, muito me surpreendeu.
— Mas, repliquei, tua nação professa, segundo me dizes, um grande respeito pela vida humana. No entanto, cada dia que passa nos traz a notícia de um novo atentado, acompanhado de incêndio, executado pelos botocudos bravios. Fazendas saqueadas, plantações devastadas, homens assaltados e torturados, mulheres e crianças estranguladas. Eis o que são as façanhas vulgares dos descendentes dos aimorés. Para não falar senão da tribo a que pertences, não foi por causa da longa série de horrores por ela praticados que os brancos e os mestiços a dizimaram?