Mulheres e Costumes do Brasil

— Idiota! exclamou. Cessa de te lastimares, porque não tens senão o que mereces. Onde está o teu leite? Quero bebê-lo.

— Ai de mim! está no fundo do saco, e não o posso alcançar com o meu braço ferido.

A cascavel aproximou a cabeça da abertura do saco, afundou para sugar o leite. Ao vê-la desaparecer, o macaco, mais que depressa, apertou os cordões e prendeu o réptil.

— Que estás fazendo? gritou ela.

— Puno-te das tuas atrocidades, vingando as tuas vítimas, respondeu o macaco, que deixava então de ser maneta. E rodando o saco no ar, atirou-o com toda a força de encontro ao tronco da árvore, amassando a cabeça da serpente.

Dirigiu-se então ao guaicuru:

— O mal sem punição faz crer aos maus que a terra lhes pertence. Eles contam com a sua audácia para oprimir os homens virtuosos, e continuam sem remorsos a sede dos seus crimes. Mas Deus não os perde de vista. Embora tardiamente, o momento da expiação apresenta-se por fim. O triunfo dos maus é, em suma, de curta duração. Pratica o bem, e Nanigogigo(3)Nota do Autornão te abandonará, e as tuas provações darão à tua virtude um novo brilho. Continua, viajante. Teme Nanigogigo, mas não temas os maus.

Dito isso, o macaco embarafustou-se pela floresta."

Nem as palavras de consolo do sabio Pejaru, nem o apólogo que acabara de contar, serviram para acalmar a dor de Miranha.