Mulheres e Costumes do Brasil

vigilância nesse árido trabalho. Todas as cartas passam diante de vossos olhos e nada vos impediria de meter no bolso aquela que desejais, se tivésseis, com a consciência complacente, algum interesse em cometer uma subtração. Nenhuma garantia vos é concedida pela administração dos Correios e a desordem no serviço não poderia ir além.

Digamos bem alto: é aqui, sobretudo, que uma reforma radical se torna necessária, e que seria mister substituir por uma organização severa o atrasado serviço português.

E os brasileiros pensam que acompanham o século!

Hoje, o Rio é iluminado a gás, é verdade. É verdade também que se projeta um duplo caminho de ferro. As ruas, porém, continuam a ser verdadeiros precipícios; o campo da Aclamação não deixa de ser um antro de infecções, e as cartas são votadas ao abandono num local muito próprio, sem dúvida, para uma venda, porém indigno de servir de sede a uma administração pública de tal importância.

Ao cabo de uma hora e vinte minutos de pesquisa obstinada, de relógio em punho, tivemos a sorte de desenterrar o objeto de nossas investigações. A carta, vinda de São Jorge por um navio à vela, esperava há dois meses que o destinatário a viesse reclamar! Seu conteúdo era o que almejava Fruchot.

— Agora, disse ele, nada mais se opõe a que eu deixe o Rio contigo. Acompanhar-te-ei a São Jorge.