Mulheres e Costumes do Brasil

Vejam até que ponto pode chegar a arte maldita da adulação!

Essa comparação entre a cor da barba de Cristo e a de Fruchot não lhes parece sublime no gênero?

Evidentemente, a obsequiosidade baixa e vil não poderia ir mais longe.

Com o seu desejo ilimitado de levar água, ou antes, farinha ao moinho do genro, o proprietário de Parati não reparava mesmo que estava a se contradizer sobre o ponto essencial. Já que a população da comarca era pouco endinheirada (como ele o declarou espontaneamente), os herdeiros ricos deveriam naturalmente ser raros.

Fruchot, a quem essa contradição não havia escapado, perguntou de novo se os brasileiros não se ririam dele. Esse gosto grotesco pelo saxofone intrigava-o. Afinal acabou rindo-se diante do impudente bajulador. Este perdeu um pouco de ânimo, mas não abandonou a partida. Mudando um pouco de tom e tomando uns ares de bonachão, embora um pouco misterioso:

— Eu quero confessar-lhe tudo, disse ele. O município que confina com Parati chama-se Mangaratiba . Aí vive um tocador de trombone — um alemão herético, de que o povo se orgulha, por servir de protesto para humilhar as populações vizinhas. Imagine que para melhor nos insultar, os habitantes de Mangaratiba fazem seus filhos aprender trombone. Não há dez dias, uma serenata de trombone foi oferecida