não tem relações senão com as famílias de posição, e a consideração que merece pesará bem na sua recomendação.
O sr. Cavaillon pôs-se a sorrir.
— Vê-se bem que o sr. acaba de chegar da Europa e ignora completamente os hábitos da terra, observou ele. Se eu atendesse ao que o sr. me pede, seria um homem desleal e cometeria muito simplesmente a ação desonesta de que me falou ainda agora.
O afinador explicou-lhe então que havia feito uma sociedade com o sr. Panini. Segundo os termos do contrato, tinham-se reciprocamente obrigado a forçar a compra de todos os pianos de seus discípulos no armazém de Cavaillon, e este a indicar aos seus clientes o sr. Panini como o melhor professor. Ambos estavam formalmente proibidos de se interessar por outra casa ou por outro professor de música, sob pena, para o delinquente, de pagar ao sócio uma indenização de um conto de réis (três mil francos).
As explicações fornecidas pelo afinador, esclarecendo com novas luzes a conduta do proprietário de Parati e a do professor, fizeram o meu amigo apreciar melhor as condições de existência que lhe eram impostas neste país inteiramente absorvido pelo comércio. Ele também compreendeu em tempo que o Brasil, país novo, que procurava encaminhar-se, não tinha senão uma só protetora, Nossa Senhora da Conceição, e um único e verdadeiro padroeiro, Mercúrio, aos quais queimava o seu mais puro incenso.