História das guerras e revoluções do Brasil, de 1825 a 1835

resultado a expedição à Cisplatina, Braun teria sempre transgredido as ordens do seu superior. Mas, em que consiste, no Brasil, a disciplina?

Assim nasceu, entre os oficiais superiores do exército brasileiro, uma discórdia que devia ser fatalmente nociva à causa pública. Barreto, conseguiu, por meio de dinheiro e de lisonjas, chamar a si os cortesãos do general Lecor, e, por intermédio deles ganhar a confiança do valetudinário e vacilante macróbio em favor dos seus planos, a ponto de conseguir que ele acusasse abertamente, para o Rio de Janeiro, a Braun como tendo transgredido as ordens oficialmente recebidas. O destemido marechal foi, por este motivo, chamado à capital do império onde, porém, justificou tão bem as suas suspeitas operações militares, que o conselho de guerra, a que sem demora foi submetido, o absolveu de qualquer culpa.

Tudo isto prova assaz que, no que respeita à organização militar, se não obedecia a um sistema preestabelecido, e assim a causas secundárias e fortuitas, quem melhor pudesse usar da palavra era, certamente, sempre vencedor. O marechal Braun, por natureza e por prática, bom orador e, tendo já anteriormente servido muito tempo em Portugal, perfeitamente senhor da língua portuguesa podia, pois, para se justificar, disfarçar com facilidade, a violação da ordem recebida e expor à mais viva luz a negligência do general Lecor. Mais tarde, também o visconde