"Eu quero!" e com isto ficou assentado que viajaria. Talvez houvesse agido com melhor critério se não tivesse persistido tão tenazmente em levar avante a sua vontade, porquanto, a sua presença obstaria que muitos dos grandes aderissem abertamente à conspiração. Já por ocasião da partida, numerosos foram os indícios nefastos, que revelavam o ar abafadiço e precursor de tormentas que envenenava a atmosfera da capital. Apenas os espectadores correspondiam ao amável "adeus" da augusta princesa descobrindo negligentemente as cabeças.
Os deputados haviam assistido tranquilamente aos preparativos da viagem e à própria partida; pareciam inteiramente fracassados os seus projetos de reter o monarca no Rio e assim impedi-lo de entabular em Minas Gerais relações, que pudessem vir a ser prejudiciais à sua arrogância. O imperador tinha feito prevalecer a sua vontade e lhes mostrado, mais uma vez, que era o único soberano divergente do império brasileiro e que o queria ser sempre; mas, a própria calma com que o deixaram partir demonstrava assaz claramente que, de há muito, já estavam concertados outros projetos, outros planos para a sua ruína.
D. Pedro para longe da capital, ter-se-ia aqui muito maior facilidade de ação, poder-se-ia ganhar muito mais prontamente os ânimos, já de si irrequietos e, provavelmente, preparar, com maior presteza e segurança, a queda do soberano.