História das guerras e revoluções do Brasil, de 1825 a 1835

Também o acolhimento extraordinariamente brilhante e onerosíssimo que ali recebeu, testemunhou da lealdade da dedicação real ou fingida de que, em geral, naquela região era objeto.

Com todas as possíveis cautelas e no maior silêncio, o imperador mandou chamar à sua presença, não só de dia como de noite, os homens mais notáveis de São João Del Rei, e com eles deliberava sobre o modo, os meios, os golpes de força e os sacrifícios necessários para obviar com segurança a desgraça iminente, que não ameaçava só a ele, como a todos os portugueses residentes no Brasil.

— "Em baixo a Constituição! (sic) segredavam-lhe ao ouvido alguns dos mais resolutos lusitanos. Com isto desanuviou-se a fisionomia de D. Pedro como um romper da aurora; confessou ter, havia muito, este desejo e intenção; mas, por que processos poderia ser realizada empresa tão árdua e perigosa? Para isto era preciso dinheiro, armas e não pequeno número de cabeças empreendedoras. Com tudo isto prometeram-lhe, na sua sofreguidão egoística, os obsequiosos portugueses provê-lo; que o imperador se dignasse de dar começo ao movimento no Rio de Janeiro, inflamando apenas as primeiras tochas e logo lhe chegaria de Minas Gerais pronto socorro, com que festejar as núpcias da soberania. Ali havia D. Pedro, aparentemente, liquidado com felicidade, os seus intrincados negócios; estava