e correr ao Campo da Honra para ali, como um rebelde, colocar-se á frente da multidão amotinada, que entre gritos e tumultos, reclamava o cumprimento das promessas feitas. Neste momento, porém, alguns oficiais precipitaram-se para a quinta, e assediaram o imperador com instantes pedidos para que desse, finalmente, ordem às tropas para atacar os revoltosos. O negligente monarca decidiu-se; avançou em pessoa com todas as forças militares, então reunidas no Rio de Janeiro, sobre o Campo de Santana e convidou a multidão ali reunida a voltar, sem resistência, para as suas casas.
Viu-se então que aquela gente não provinha toda das classes baixas do povo, porquanto pessoas de distinção, entre as quais até o marquês de Barbacena, apresentaram-se, seguidas de não pequeno número de mulatos, com uma arrogância tal que ao próprio autocrata do império transatlântico fez vacilar e tremer.
— "Queira V. M. mandar fazer fogo sobre esta canalha!" gritou certo tenente, que ali se dizia chamar "de Maija", mas na realidade, oriundo duma família alemã, tinha por apelido Meyer e, agora, como os brasileiros desconhecessem as gradações do sistema nobiliárquico alemão, se arvorara em fidalgo. No Novo Mundo, bem como no Velho, a aristocracia já foi de certo modo sepultada; mas, ainda assim o Sr. Meyer