Por demais covarde para, como outrora Catão, precipitar-se após a batalha perdida, sobre a própria espada, deixou-se tranquilamente prender pela gente de Lima e conduzir, sob numerosa escolta, ao cárcere. Provavelmente já se acha outra vez em liberdade, graças à influência e ao dinheiro do digno José Bonifácio, pois já apenas depois de um ano de prisão começou-se a falar que seria perdoado, e bem assim, logo depois de preso, teve permissão para morar em casa do carcereiro, de onde teria podido fugir cem vezes sem perigo. Mas, ou Bulow, a quem nunca faltou dinheiro, sentia-se bem na sua situação, ou conhecia assaz de perto a justiça brasileira para ter a prévia certeza de que em breve o deixariam ir em paz.
Debalde clamava por vingança o sangue dos assassinados no Campo da Honra; a toda a pressa e com o possível silêncio foram os cadáveres amontoados numa carroça e conduzidos ao cemitério da Misericórdia, onde foram sepultados sem ruído. Com isto deu-se por terminado o incidente; uma calma morna e abafativa voltou a dominar na capital.
Poderia relatar ainda muitas outras cenas semelhantes, se o meu tinteiro já não estivesse seco, o meu papel amarelecido e a minha pena embotada; se não tivesse o receio de por a paciência dos meus leitores a uma excessiva prova d'água e de fogo. Mau grado vapores e estradas de ferro, o continente sul-americano ainda não está