na memória da maioria da indisciplinada soldadesca que, mesmo em Porto Alegre, onde a nossa situação era assaz suportável, custava muito trabalho obstar as frequentes deserções dos soldados brasileiros.
Só o extremo rigor, de que o marechal sempre usava, podia manter coesa a massa revolta. Oitocentas chibatadas eram aplicadas, sem piedade, a todo aquele que permanecesse ausente do seu alojamento por mais de vinte quatro horas — castigo a que poucos sobreviviam. Mau grado tamanhas exigências, o soldo continuava em atraso de muitos meses; havia longo tempo que não eram distribuídos fardamentos e, entretanto, os soldados deviam se apresentar sempre tão garbosos e bem equipados como nas paradas no Rio de Janeiro. As tropas já murmuravam bem alto antes de começada a campanha — que era de esperar do futuro!
Se bem que, da capital do império, nos chegassem alguns destacamentos de reforço, estávamos numericamente muito inferiores ao que éramos no ano anterior, pois as moléstias e as deserções tinham rareado muito as nossas fileiras. Ao contrário, o inimigo, nos seus quartéis de inverno, fora engrossado, não só dos nossos desertores, como de quantidade de negros que, por esta forma fugiam ao pesado jugo da escravidão; dispunha, além disto, de gado bastante, para não precisar temer a sua falta urgente. Muitos milhares