O Brasil visto pelos ingleses. Viajantes ingleses.

de árvore; em cada extremidade havia um espaço coberto, de alguns pés, e os pequenos camarotes assim formados estavam cheios de fardos e provisões; quando vazios, serviam de dormitorio á guarnição, constituída pelo mestre e dois homens. Tinha um só mastro, alto e delgado, com vela triangular".

Partindo do Recife às três da tarde do dia 30 de Janeiro, só às cinco da tarde de 4 de Fevereiro chega a Maceió, pois o barco só navegava de dia e rente à costa.

Contava Maceió 5000 habitantes e a cidade estava apartada da costa uns três quartos de milha, sendo o porto a pequena aldeia de Jaraguá, onde estava a alfândega.

A capital da província era ainda Alagoas, de belo aspecto, quando vista da lagoa, com suas casas amplas e muitas igrejas, destacando-se entre as mangueiras. "Como a maioria das cidades brasileiras, era mais bonita vista de longe que observada de perto". As casas eram quase todas de pedra, havendo muitos sobrados, e a cidade parecia estar em decadência. Mesmo as ruas principais cheias de capim, pareciam desertas. Havia oito, igrejas e dois conventos. De seus 6000 habitantes, a maioria era de mulatos.

Como se vê é quase nada como observação, mas é tudo o que se lê sobre esse ponto do Brasil, achando Gardner mais interessante examinar o trabalho dos tesouras (19)Nota do Autor e, naturalmente, o tipo de vegetação.