CAPÍTULO X
O INTERIOR: A AMAZÔNIA
Nesse intrincadíssimo sistema fluvial, na mais rica rede do globo, nada mais natural que dessas inúmeras e infindas estradas em caminho se sirvam, como único e mais fácil meio de comunicação, os viajantes. E os caboclos do Amazonas, sem conhecer a linda e expressiva imagem de Pascal, completaram-na a seu modo, chamando ao meio de transporte mais comum, aí usado, montaria, como chamam aos cavalos em outras regiões do Brasil.
A natureza amazônica tem sido sobejamente decantada e o grande rio, com seus majestosos afluentes, continua, ainda hoje, como o Eldorado dos naturalistas, havendo em cada lago uma Uiara cuja voz é tão alta, que a ouvem de além-mar e acorrem seduzidos botânicos e zoólogos.
Mas todas as sínteses que procuravam fazer da Hiléa americana não conseguem dar ideia perfeita ou mesmo aproximada. Spruce, em carta a Slater, como provecto botânico que era, faz resumo vívido dos caracteres florísticos da região:
"O maior rio do mundo corre através da maior floresta. Imagina, se pode, dois milhões de milhas quadradas de floresta, ininterrupta, exceto pelas correntes que a atravessam, pois os campos que aparecem esparsos, aqui e acolá, são tão insignificantes que eu suponho que faria maior vazio