Mauá

Capítulo VI

[link=10264]SUA FORMAÇÃO MENTAL[link]

(Página 100)

A consciência de uma grande missão a realizar. — A educação entre ingleses. — \"Os meus outros destinos\". — A primeira viagem à Inglaterra em 1840. — A fundação, em Manchester, da Casa Carruthers, de Castro & Cia. — Mauá sofreu a influência da escola saint-simoniana. — Os discípulos de Saint-Simon e o papel deles no progresso do século XIX. — O Dr. Walter Rathenau. — O idealismo de Rathenau é inspirado na obra de Saint-Simon. — Parlamento das nações europeias. — Palavras de Henri de Jouvenel. — A doutrina filosófica de Saint-Simon exposta em Mémoire aux Parlements. — A Liga das Nações um século depois. — Henri de Jouvenel evoca Saint-Simon. — A impressão da figura de Mauá nos professores Georges Dumas e Germain Martin. — O estudo publicado por esses dois professores na Illustration sobre o progresso do Brasil, pondo em evidência a grande figura saint-simoniana de Mauá. — O messianismo de Saint-Simon, segundo Georges Dumas. — Os pontos de aproximação com Mauá. — O Saint-Simonismo viajado no conceito de Lamartine e as múltiplas viagens de Mauá à Europa e ao Rio da Prata. — As grandes obras do século XIX. — O idealismo construtor de Mauá. — Falam dois mestres: Dumas e Germain Martin, o psicólogo e o economista.



Capítulo VII

[link=10286]A PONTA DA AREIA E AS OUTRAS INDÚSTRIAS[link]

(Página 122)

A Ponta da Areia na nossa história militar. — Depoimentos de Pinto Lima e Affonso Celso. — Navios fornecidos para a luta contra Oribe. — Na Guerra do Paraguai. — Depoimento do Almirante José Carlos de Carvalho. — Pesquisas do Comandante Eugênio de Castro. — O papel importante dos navios da Ponta da Areia nos primeiros tempos da guerra. — A Ponta da Areia, oficina industrial. — Seu desenvolvimento. O Relatório do Ministro do Império em 1850. — A Ponta da Areia na Exposição Preparatória de 1861 no Rio de Janeiro e na Universal de Londres, em 1862. — O Barão de Mauá como expositor e como membro da Comissão Organizadora. — O mostruário da Amazônia. — A isenção de direitos para artefatos de ferro e para navios construídos no estrangeiro arruína a Ponta da Areia. — A restauração