salva o prejuízo do Tesouro e ganha dinheiro. — Um caso memorável; Mauá chamado por Ferraz para acudir a um compromisso do Tesouro. — As exigências de pagamento imediato por parte de Rothschild. O desgosto de Ferraz. Mauá salda a dívida do Tesouro perante Rothschild. — O desastre comercial; a moratória de 1875. — A falência em 1878 estando já pagos 66% nos três anos decorridos. — O rateio da falência de Mauá dá mais de 90% para o passivo original. — As terras que foram dadas em pagamento aos credores por 3.480:000$ valem hoje 190.000:000$.
Capítulo XV
[link=10396]SUA OBRA FINANCEIRA E ECONÔMICA[link]
(Página 232)
A criação de um banco industrial. — O tipo da sociedade anônima na nossa lei era defeituoso. A comandita por ações resolvia as dificuldades. — O Governo impugna a constituição da sociedade comanditária. — A influência dos acontecimentos em França. — Conceitos de Joaquim Nabuco e de Carvalho de Mendonça. — Uma lei interpretativa, retroagindo, veio anular o registo da comandita por ações. — Mauá luta ainda. — Vencido, transforma a sociedade; não podia quebrar o remo. — A necessidade de um interesse brasileiro de primeira ordem na Enropa. — A criação do London, Brazilian and Mauá Bank em Londres, o forte esteio do interesse brasileiro. — O paralelo entre o Banco Mauá & Cia. e o Crédit Mobilier de França, do mesmo tipo. — No seu desastre comercial, Mauá eleva-se cada vez mais.
Capítulo XVI
[link=10412]SUAS TEORIAS FINANCEIRAS: A EMISSÃO[link]
(Página 248)
De onde vem a reputação de emissionista para Mauá. — Uma crônica do Visconde de Taunay. — Explicação pessoal do autor. — Destrói-se facilmente a lenda do emissionismo de Mauá. — Suas manifestações eloquentes contra o papel-moeda. — Justificando as emissões feitas por Zacharias e Itaboraí, para as urgências da Guerra do Paraguai, Mauá estava com o país inteiro e com os princípios mais rigorosos. — A emissão para acudir à seca do norte em 1878, feita pelo Gabinete Sinimbu. - É daí que lhe vem a fama, com o folheto Meio Circulante. A doutrina é verdadeira, se bem que algumas proposições sejam discutíveis. — A unidade, a pluralidade e os bancos emissores. — A zombaria