Mauá

dos emissores bancários de papel inconversível. — A ideia da estabilização ligada a de um grande Banco Emissor. — A Caixa de Conversão. A situação em 1857 quando Souza Franco lançou a pluridade bancária. — Mas não ... \"com o direito lato de emissões\" da frase de Taunay. — A orgia financeira e o encilhamento Souza Franco, nenhum mal fizeram; nem mesmo ao câmbio. — As grandes emissões têm sido obra da unidade. — Ouro Preto, João Alfredo. — Para Mauá não havia doenças, havia doentes. — Teria sido menos prejudicial às finanças da República a pluridade (sic) bancária. — A nossa tradição é pela pluridade. — As grandes cabeças que por ela se bateram na Monarquia e na República. — Mauá sustenta que em país doente de papel-moeda, o mais eficaz corretivo das emissões desregradas é a concorrência regulada pela lei. — Seus sábios conselhos para o dia de ontem e para o dia de amanhã.



Capítulo XVII

[link=10438]MAUÁ NO RIO DA PRATA[link]

(Página 274)

\"Meus outros destinos\". — Analogia com a ação de Garibaldi. - O temor de Rosas. — D. Andrés Lamas e o seu primeiro contato com Mauá. — A política do Visconde do Uruguai. — Os pactos de 1850. — O cerco de Montevidéu. — O elogio de Mauá no discurso do Dr. Gabriel Terra em resposta ao Ministro Félix Pacheco. — Em plena aventura. — Mauá consolidador de nosso prestígio na terra oriental. — A ação do civilizador industrial e do banqueiro. — O nome de Mauá figurando em todos os empreendimentos industriais no Uruguai. — A exposição de Londres. — Seu papel no desenvolvimento da indústria pastoril. — A paz e o progresso do Uruguai. — Empreendimentos múltiplos: gás, telégrafos, diques, estaleiros. — A exportação de carnes. A tentativa e os esforços nesse sentido. — A conservação das carnes pelo processo da frigorificação. — A antevisão de um gênio industrial.


Capítulo XVIII
[link=10455]O BANCO MAUÁ Y CIA.[link]

(Página 291)

O primeiro banco no Uruguai. — A iniciativa de Mauá comentada pelo senador Berro e pelo Dr. Cláudio Williman. — O exemplo de Mauá faz imitadores. — Período de prosperidade para o Uruguai. — O primado financeiro de Mauá. — Posteriores hostilidades oficiais. — A lei de 4 de maio de 1870 e a tática de Mauá para aparar o golpe.