Mauá

e a queda da Ponta da Areia — Mil contos de prejuízo e 30 anos de trabalhos perdidos. — A Luz Stearica. — Companhia de Curtumes. — Companhia de Rebocadores no Rio Grande do Sul. — Companhia Fluminense de

Transportes. — Mineração de ouro no Maranhão. — Diques flutuantes. — A invenção do engenheiro Dodgson.

— Os estudos dos técnicos ingleses e a opinião do Contra-Almirante Marques Couto. — Declarando que tinha sido pouco cuidadoso no exame dos estudos de uma invenção de empregado seu, Mauá restitui o dinheiro dos demais acionistas do dique.



Capítulo VIII

[link=10304]OS MELHORAMENTOS URBANOS[link]

(Página 140)

O Rio de Janeiro em 1850. — O gás e os lampeões de azeite do Conde de Rezende. — Os nichos. — O serviço de iluminação passa ao Ministério da Justiça. — Euzébio de Queirós e os melhoramentos. - Mauá toma a si a instalação do gás. — Não houve um só subscritor. — No dia aprazado o gás foi inaugurado com os capitais exclusivos de Mauá. — O deslumbramento dos primeiros focos; os ditirambos do Jornal do Comércio e de Moreira de Azevedo. — O desenvolvimento da canalização. — Os grandes lucros auferidos por Mauá. — A Companhia Inglesa. — Influência do gás e do bonde na transformação da cidade. — O benefício que o contrato do gás representa para os consumidores sobre o preço pedido na proposta estrangeira. — Os contratempos vencidos. — A febre amarela e o preço do trabalho inglês. — A cólera morbus em 1855 e o temporal de 1866. — A Companhia de Bondes Jardim Botânico. — Mauá salva a concessão em ponto de caducar e promove organização de companhia americana. — C. Robert Shannon e C. B. Greenough. — Uma viagem do Embaixador Joaquim Nabuco em companhia de Shannon pelas estradas de ferro americanas, 1908. — Os primeiros capitais americanos empregados no Brasil. — Os bondes foram introduzidos por empresários brasileiros em Montevidéu, Lisboa, Bruxelas e Paris. — A rendosa empresa de Freitas Reys inaugurando os bondes em Paris. — Mauá concorre com capitais seus. — O Canal do Mangue. — Outros melhoramentos de menor vulto. — A Companhia Fluminense de Transportes. — A empresa de carnes verdes. — O abastecimento d\'água.