Mauá

maior de ter vencido a Cordilheira, era também um dos contratados dessa turma. — Brunless, engenheiro ao serviço de Mauá em Santos, reanima o espírito público desalentado com as dificuldades da Serra do Mar.



Capítulo XI

[link=10345]A ESTRADA DE FERRO SANTOS A JUNDIAÍ (São Paulo Railway)[link]

(Página 181)

A São Paulo Railway é obra de Mauá. — Os primitivos concessionários e a caducidade da concessão. — Os estudos primitivos teriam sido confiados ao Marquês de Mont\'Alegre pelos concessionários — O Marquês de Mont\'Alegre e o Visconde de São Vicente aceitam figurar como concessionários ao lado de Mauá, renunciando a qualquer vantagem pecuniária. — A glória da execução da São Paulo Railway é exclusiva de Mauá e com ela coincide a sua ruína financeira. — Lesseps e o Canal de Suez. — O discurso de Renan na Academia Francesa. — A oração de Barboux na Cour d\'Appel. — O valor pessoal de Lesseps na obra. O diplomata, o cavalheiro e o primo da Imperatriz Eugênia. — C. Gaffrée e E. Guinle. — O Père Enfantin e Lesseps. — O concurso pecuniário de Mauá. — Dinheiro para os estudos. Subscritor de metade do capital. — Abandona à última hora £20.000 para satisfazer nova exigência dos Rothschild. — Nada recebeu pela concessão; pelo contrário, pagou-se na sua parte de acionista. — Banqueiro dos empreiteiros. — Os adiantamentos. — A dívida atinge £338.255. — Fechando o crédito aos empreiteiros, fornece diretamente aos representantes da Companhia mais £76.000. — Esse dinheiro não foi restituído.



Capítulo XII

[link=10360]A NAVEGAÇÃO DO AMAZONAS[link]

(Página 196)

A Amazônia desconhecida; o receio da separação. — O escândalo da brochura de Maury; Tavares Bastos e a abertura do Amazonas; a campanha de Gonçalves Dias ao lado de Tavares Bastos. — A revolução nos espíritos; a visão do Visconde do Uruguai. — Mauá gozava do privilégio da navegação do Amazonas, seus afluentes e confluentes por 25 anos; Uruguai apela para seu patriotismo. — Logo abre mão do privilégio sem fazer exigências. — A Companhia de Navegação do Amazonas estava próspera. — Prometeram-lhe compensações, que vieram algum