Admirou a beleza e imponência da igreja da Candelária, lamentando que a rua onde se eleva, por muito estreita, não permita apreciar-lhe a fachada. Havia naquele tempo o propósito de derrubar os edifícios fronteiros, preparando praça que se abrisse para a rua Direita. Infelizmente nunca foi realizado esse projeto. Diz-nos ainda Walsh que a igreja de São Domingos era mantida por uma sociedade de negros e com pároco negro, e que a de Santa Rita era chamada a capela dos malfeitores, por ser o ponto onde passavam os condenados, caminho da forca, a receber as últimas consolações da religião, aí assistindo missa até a elevação da Hóstia.
Admirou o Mosteiro de São Bento com os vestíbulos e corredores forrados de jacarandá, com obras de talha, e sua seleta biblioteca de seis mil volumes, aberta ao publico das nove da manhã até a noite (30).Nota do Autor
Na biblioteca do Convento de Santo Antonio encontrara principalmente as obras dos primeiros padres das igrejas grega e latina — São Crisóstomo, São Jerônimo e outros. O convento de Santa Tereza não podia admitir mais de 21 freiras.
Os que ainda conheceram o velho convento da Ajuda que tomava toda a área onde atualmente se encontra o trecho que hoje chamam Cinelândia, recordarão na descrição de Walsh esse recanto evocativo do Rio antigo.