Algumas casas de negócio são bem arranjadas, mas o aspecto dos açougues das ruas Sete de Setembro e Assembleia é nojento e as vendas uma combinação de cheiros rançosos e compostos gordurosos: o cheiro do bacalhau da Terra Nova, da carne seca, do porco salgado, querosene, velas e sabão forma um bouquet que não é dos mais agradáveis".
Queixa-se Gardner da falta de um passeio nos arredores do Rio. As excursões obrigatórias sempre foram, desde o primeiro reinado, o Jardim Botânico, a Tijuca e o Corcovado (34).Nota do Autor. Criado o Jardim Botânico por D. João VI, só tornada exequível a ascensão ao Corcovado depois que Pedro I mandou abrir a estrada do início do aqueduto para cima, e confundindo-se a Tijuca com as outras florestas do anfiteatro de montanhas dos arredores, só no primeiro reinado começam estes pontos a ser frequentados pelo público e pelos viajantes.
A ida ao Jardim Botânico era em 1821 uma viagem. Maria Graham sai do Catete pela madrugada, para chegar à hora do almoço (oito horas). Era ele então simples jardim de aclimação para especiarias e outras plantas exóticas, ficando desapontada a excursionista inglesa por não encontrar aí coleção de plantas indígenas. Suas impressões são repetidas, quase ipsis literis, sete anos mais tarde pelo Rev. Walsh:
"O jardim está situado a umas oito milhas do Rio e a estrada que aí vai ter é deliciosa. Passa pela linda baía de Botafogo e pelo belo lago de