O Brasil visto pelos ingleses. Viajantes ingleses.

os outros portadores do andor pareceram fraquejar e deixaram todo peso sobre o imperador, que teve a mão imprensada, esfolando-a, ao tirá-la de sob o varal. Quando enrolava num lenço a mão ferida, alguns dos portadores buscaram beijá-la; "mas o imperador, aborrecido com a falta de força ou falta de atenção dos mesmos, tirou-a asperamente e deixou a capela. A multidão pareceu muito divertida com isso. Os frades, que traziam as tochas, riram e todos seguiram seu exemplo, até os moleques".

Na quinta-feira de Endoenças era o lava-pés, feito pelo imperador, continuando praxe estabelecida por D. João. Em quase todas as igrejas havia exposição do Santíssimo, vendo-se as ruas cheias, de manhã à noite, de grupos bem vestidos.

Diz Walsh: "O tempo é animado pela amêndoa(53)Nota do Autor ou presentes que são enviados, e assim chamados porque originalmente eram de amêndoas; com o correr dos tempos tornou-se nome geral para os presentes de qualquer espécie, e os negros, às vezes, pedem sua amêndoa, quando querem dinheiro. A noite de Quinta-feira santa é devotada às escravas, que têm permissão de fazer amêndoas e dispôr delas em seu proveito; e à porta de cada igreja há um mercado, onde são vendidas. Aí as pobres raparigas, em seus melhores trajes, e com seus enfeites simples, expõem os trabalhos, às vezes em taboleiros forrados de toalhas, às vezes no chão, com lanternas acesas. São confeitos de amêndoas, em cartuchos cônicos ou em cestinhas de papel picado e pintado, ou figurinhas de alfenim, de costumes e caracteres diferentes,