O projeto realiza, com a maior perfeição possível, o ideal do sistema representativo, já no ponto de vista da delegação do mandato, já no da representação dos interesses e das ideias. Maiorias e minorias perdem, assim, no conjunto das diversas formas da representação, a feição arbitrária dessas coletividades pessoais, heterogêneas, ou incolores, a que estão hoje reduzidos, em toda parte, os partidos políticos — agremiações puramente numéricas, de todo anódinas, como valores sociais e intelectuais.
A representação das minorias, de que cogita a Constituição vigente, perde também a significação. Deixa de ter valor, igualmenie, a substituição trienal dos membros do Senado, adotada a título de dar a esta casa do Congresso o caráter de órgão da tradição e da continuidade na política — fim que se alcança, na revisão projetada, por meios mais eficazes e práticos, fazendo do Governo do país o centro de sua vida, o propulsor de seu desenvolvimento, o esteio de sua conservação, na continuidade e no progresso. A "tradição" não é um fator de conservação, é um elemento reacionário. Da confusão da ideia de "tradição" com a ideia de "conservação" resulta a falsa aplicação usual da ideia de conservação, na política, pela qual se mantêm as leis, as instituições e os costumes, em prejuízo da conservação das realidades: o homem, a terra, a sociedade, suas relações e seus interesses.
Desta imprópria noção de seu papel, no regime republicano, deu, recentemente, prova o Senado dos Estados Unidos, quando, a título de defender a sua missão de fiscal da política internacional, se recusou a aprovar os tratados de