Capítulo II
D. Pedro II, Caxias, Mauá
Une seule dictature lui fût chère (à Dom Pedro II) et celle-ci il l'exerça sans hésitation: la dictature de la moralité. (Oliveira Lima)
Caxias... o mais prudente dos heróis... cuja espada seria a escora de um reinado. (Euclydes da Cunha)
O Visconde de Mauá desde a Maioridade até à República, acompanhando a realeza imperial com a sua realeza econômica, na ascensão e na decadência, pressentiu e tentou resolver todos ou quase todos os grandes problemas econômicos brasileiros, os problemas essenciais do período moderno de nossa história, desde os interesses do Rio Grande que representou na Câmara, até a navegação do Amazonas. Foi um quadro assombroso de unificação nacional na cabeça de um só homem, o Caxias de nossa unidade econômica. (Tristão de Athayde)
Quando a Natureza tem uma grande obra a realizar, faz nascerem os instrumentos. O pensamento, com o seu aspecto metafísico, tem o interesse particular de ser uma tese lançada por Lamartine, em 1856, a propósito da pobreza de superioridades no cenário do mundo, com uma exceção curiosa para o Brasil.
Passeando o olhar pela Europa, ele via povos, mas não via os homens excepcionais no cimo das instituições ou das literaturas.