da cidade de Vassouras. Palm propôs sair daí até a confluência dos rios Tietê e Paraná (650 milhas da capital); daí até a confluência do Pequiri e do Cuiabá, a 1.100 milhas da capital; e daí, à cidade de Mato Grosso até às fronteiras da Bolívia, onde a ligação ir-se-ia estabelecer com a rede da Great South Pacific Railway Comp., ligando a vastíssima zona, por meio dessa estrada e pelos rios Madeira e afluentes, ao caudaloso Amazonas.
O projeto era simpaticamente acolhido, embora com descrença. Mauá não podia, entretanto, deixar de prestigiá-lo. Em memorial à Princesa Dona Isabel, então Regente (24 de fevereiro de 1874), Palm recordará, com agradecimento, o grande amparo que recebeu do banqueiro brasileiro.
Mauá, porém, via outro meio melhor de atingir o desiderato. É dele a ideia de escolher outro ponto de partida, sair de Curitiba, na nascente província do Paraná. Mais fácil e mais curto é, de fato, o caminho.
A Antônio Pereira Rebouças estava já então associado para a construção da estrada de ferro que do porto de Antonina devia subir a Curitiba. Os estudos que tinham sido feitos por aquele notável engenheiro estavam terminados, custando à parte de Mauá 52:257$450, e já tinham sido declarados perfeitos pelo competente engenheiro Brunlees, autor dos planos definitivos da serra de Cubatão.
Pela morte, logo depois ocorrida, de Antônio Rebouças (1872) e com as dificuldades criadas pela importância política dos partidários do porto inicial de Paranaguá, o projeto transformou-se na estrada de ferro que subiu, não de Antonina, mas de Paranaguá, a Curitiba.
Do plano primitivo coube a Mauá a perda dos 52:257$450 dispendidos, e mais a alegria confessada de ter concorrido para a execução, "... cedendo os direitos que ainda me restassem, pois ao grande pensamento que me arrastava com entusiasmo, a Estrada de Ferro Curitiba a Mato Grosso com seu complemento ulterior em direção ao centro da Bahia, era indiferente o ponto da estação inicial no Atlântico, bastando que se reconhecesse apropriado ao tráfego que uma linha interoceânica