O Brasil visto pelos ingleses. Viajantes ingleses.

originariamente construída no plano das holandesas, com canais para brigues e pequenas embarcações que poderiam ser descarregadas à porta do armazém; tal melhoramento muito contribuiria para a sua salubridade e asseio".

A água para uso da cidade vinha das montanhas pelos aquedutos, sendo distribuída a várias fontes, em diversas praças públicas, lamentando Mawe que seu número fosse insuficiente para a população e no verão havia tanta gente em torno das fontes, que os aguadeiros esperavam horas inteiras.

Diz-nos Luccock que parece ter havido uma construção anterior ao aqueduto de Santa Tereza, e situado quase na mesma linha, pois encontrou "em vários lugares, restos dela". E é o único a considerar "o atual mal construído". Das várias fontes destaca o autor das Notas sobre o Rio de Janeiro as das Marrecas, do largo do Paço e da Carioca. Da primeira escreve: "Numa cidade tão pouco ornamentada, pode ser tida como esplêndida", com as estátuas de Diana caçadora e de uma figura masculina, "que talvez seja a representação de Acteon", estátuas fundidas em bronze, mas grosseiramente executadas. (28)Nota do Autor Critica o modo de distribuição da água da bela fonte do Paço, dizendo não ser possível adotar-se pior projeto num lugar "onde o abastecimento é pequeno e o calor provoca exagerada evaporação;