temperada por esta consumada polidez, pela qual se distinguem os Portugueses". E Walsh (1828) achou as cariocas "muito afáveis e sem afetação."
Encantadoras aos 14 anos, quando a ingenuidade e a alegria lhes realçam a beleza, alcançam aos 18 anos plena maturidade. "Pouco depois ficam gordas e pesadas, de andar desairoso e espalhado; começam a decair, perdem o bom humor, o semblante fica cerrado e carrancudo; há no olhar e na boca a expressão da violência de seus sentimentos. As faces murcham e perdem a cor e aos 25 ou 30 anos parecem velhas."
O ciúme dos maridos brasileiros tornou-se proverbial e tal era a pouca confiança que tinham nas esposas que, partindo em viagem, deixavam-nas encerradas no Recolhimento da Misericórdia até sua volta, embora esse recolhimento fosse, no dizer de Luccock, escola de mulheres e hospital de Madalenas.
Exagerava o mercador britânico, nesse puritanismo que rivaliza com a beatice dos santarrões, escrevendo: "As cidades pelas quais Abraão intercedeu, Chipre, Cartago, Creta e Esparta se reuniram para formar a ordem social do Rio de Janeiro de 1809. Os sagrados preceitos da verdade, propriedade privada e virtude doméstica eram violados do modo o mais licencioso." Mas já Caudcleugh, em 1819, observa que "não há aqui maior quantidade de vícios do que nas cidades europeias de Londres, Paris ou Berlim."
Assistindo ao baile em casa de Luiz José de Carvalho e Mello, ouviu Maria Graham de um seu compatriota a informação de que havia na sala pelo menos dez senhoras "que iam dormir nos