O Brasil visto pelos ingleses. Viajantes ingleses.

encharcado, chapéu e casaco cobertos de cascas verdes e amarelas. Se parava um momento, quando não via ninguém, e tirava o chapéu para enxugar, uma moça risonha, emboscada no sobrado, estava pronta com a bacia d'água, que caía em lençol; se fugia para o lado oposto, procurando evitá-la, recebia outra e se ia pelo meio da rua, provavelmente recebia ambas". "As moças brasileiras", comenta o mesmo autor, "são de natureza melancólica e reservada; mas nessa ocasião se transforma o seu caráter, e a seriedade e timidez desaparecem por três dias de ininterrupto divertimento".

Nesse ano de 1829 publicava o chefe de polícia, edital proibindo terminantemente o intrudo nas ruas e no teatro, como coisa não permitida em sociedade civilizada; e foram postos guardas em todas as partes da cidade. "Mas a sociedade civilizada (52)Nota do Autor do Rio não os respeitou e eles também tomaram parte no divertimento nacional. E não era de esperar outra coisa, pois o próprio imperador dava o exemplo". Nesse tempo ainda não se viam máscaras "ou qualquer exibição semelhante".

Na quarta-feira de Cinzas os eclesiásticos de uma ordem de Franciscanos exibiam imagens de todos os homens eminentes da ordem, pela piedade e santidade, em procissão que se estendia da igreja da Misericórdia, até a rua Direita. Os andores tinham várias imagens, em tamanho natural, representando as diferentes ações piedosas dos santos, e alguns eram tão pesados que se faziam precisos