suave que o observado nas colônias britânicas. Barbaridades semelhantes às que são cometidas pelos senhores de escravos das possessões inglesas, só raramente ocorrem no Brasil e são sempre mencionadas com horror".
Os numerosos dias santos, observados pela religião católica (103)Nota do Autor davam aos escravos muitos dias de repouso ou tempo para trabalharem no próprio proveito. "Eles fazem por sua conta", diz Walsh, "nas horas de lazer, diferentes vasos de coités ou cabaços, semelhantes a copos, jarras, pichorras e outras coisas. Tais formas são dadas ao fruto ainda novo, conservando-as o mesmo quando amadurece e se lenhifica. Têm licença de vender tais artefatos aos domingos, em um como mercado especial; desta circunstância, e do modo pelo qual a natureza os auxilia na confecção, os chamam louça de Deus".
Os escravos vindos de Angola eram batizados antes de embarcar e levavam no peito a marca a fogo com a coroa real. Os outros só depois de aqui chegados e instruídos na doutrina, dando-se aos senhores o prazo de um ano para tal fim. E os próprios negros tinham pressa em receber o batismo; não que compreendessem a religião ou fossem atraídos pela fé, mas o negro não batizado sentia-se considerado um ser inferior, um irracional, fora da sociedade, pois o mais deprimente dos epítetos era o de pagão.
Havia nas cidades duas classes de escravos: os que faziam serviços domésticos e os que eram obrigados a entregar um estipêndio semanal aos