O Brasil visto pelos ingleses. Viajantes ingleses.

constituída por antigas famílias de brancos. A gente vive, ao contrário dos hábitos brasileiros, à moda europeia; as diversas famílias se reúnem em tertúlias, para as quais são convidados também os amigos solteiros. Aos domingos todos os negócios estão fechados e quase toda a população vai à igreja. O vigário, Padre Raimundo de Sanches Brito era excelente velhinho, sendo devido em grande parte ao exemplo de sua vida, a pureza moral encontrada em toda a sociedade de Obidos".

Vila Nova era então um lugarejo, com algumas famílias de índios e mestiços "muito inferiores, por suas qualidades pessoais e condição social, aos encontrados entre Pará e Cametá. As mulheres cultivam pequenas roças de mandioca; os homens passam o tempo pescando, e com o produto da venda dos peixes que lhes sobram adquirem cachaça, com que se embriagam com exemplar regularidade."

Era Serpa pequena aldeia de oitenta casas, construída em alto barranco do rio, de solo de cores variegadas, donde seu nome indígena - Itacoatiara. "Todos, homens e mulheres", escrevem o entomologista, "pareceram-me muito cordiais e ao mesmo tempo os de modos mais rudes, de todos os Brasileiros com que tratei." Estava ele em Itacoatiara pelo Natal, dando-nos este curioso esboço: "Algumas das cerimônias observadas no Natal eram interessantes, embora fossem as mesmas, com pequenas modificações, ensinadas há mais de um século pelos Jesuítas aos aborígenes. De manhã todas as mulheres e donzelas, de camisas brancas de gaza e saias de chita iam em procissão à igreja, fazendo antes um giro pela cidade, a buscar os diversos mordomos, cujo papel