é assistir ao juiz da festa. Cada mordomo levava grande bastão branco, enfeitado de fitas de várias cores e era acompanhado por meninos grotescamente ataviados. À frente iam três velhas, carregando o sairé, grande armação semicircular, coberta de algodão, cheia de enfeites, pedaços de espelhos, etc. Levantavam-no e baixavam-no em cadência, cantando um hino monótono e lamuriento em língua tupi, e de vez em quando voltavam-no para os que vinham atrás, parando todos por alguns momentos. Disseram-me que este sairé fora um estratagema adotado pelos Jesuítas para atrairem os selvagens à igreja, pois estes acompanhavam os espelhos, nos quais se supunham refletidos por magia. Os negros passavam a noite inteira cantando e dançando ao som de longo tambor (gambá) e do caracachá (6). Nota do AutorA gambá era um tronco oco, com uma das extremidades coberta de couro e tocado com os nós dos dedos do músico, que se escanchava no tambor deitado; o caracachá era um tubo de bambu cheio de cristas, produzindo som áspero, ao esfregar-se um bastão duro sobre as cristas. Nada poderia exceder em horrível monotonia essa música, esse canto, essa dança. Os índios não tomavam parte na dança porque os brancos e mamelucos monopolizaram todas as moças bonitas para seu baile."