O Brasil visto pelos ingleses. Viajantes ingleses.

era ainda uma grande cidade!). Sua população, de 12 mil almas em 1810 é avaliada em 30 mil por Henderson em 1821, mas Gardner calcula 26 mil em 41 (para atingir pouco mais do dobro dessa cifra noventa anos mais tarde).

Já observava Koster que província do Maranhão não pode ser comparada com a de Pernambuco, permanecendo ainda em "estado infantil".

A guarnição militar da cidade era constituída por um regimento de infantaria. Observa Koster que os soldados andavam bem vestidos e bem alimentados, sendo o recrutamento feito entre os brancos das classes baixas e entre os pretos e mulatos.

A diferença de classes, nessa São Luís do começo do século XIX era das mais acentuadas; o que, diz Koster, "demonstra que o progresso aí foi menos rápido que o dos outros centros civilizados mais meridionais, onde a sociedade está mais amalgamada e a propriedade mais dividida!".

Por essa ocasião "São Luís era governada da maneira a mais despótica; o povo tinha medo até de falar, pois ninguém sabia se de qualquer expressão insignificante que lhe escapasse não resultaria a prisão".

O governador era filho de uma das mais nobres famílias de Portugal e (por isso mesmo ou apesar disso) tão cioso das honrarias de sua posição que exigia de qualquer pessoa, que cruzasse a avenida em frente a palácio, conservar-se de chapéu na mão até ter passado completamente todo o edifício, mesmo que sua pessoa não estivesse visível. Todas as vezes que saía a passear de carro os sinos das igrejas repicavam e todos,