O Brasil visto pelos ingleses. Viajantes ingleses.

chocarrices aos transeuntes. Há alguns dias já estavam expostos à venda, para esta ocasião, infinidade de ovos coloridos, feitos de cera e cheios d'água: estes são atirados pelas senhoras e quebram-se à menor pancada. Atiram também pós de todas as janelas, pregam moedas falsas nas calçadas, etc., etc. Esta curiosa extravagância é chamada entrudo(24).Nota do Autor

No sábado de aleluia assistiu à destruição de um Judas, tendo esse comentário: "Enquanto a fúria da plebe brasileira se satisfaz tão inocentemente, é circunstância feliz para o governo".

Dos festejos de São João observa: "Os habitantes da Bahia têm um modo singular de comemorar a vigília de São João. Certo número de árvores altas, direitas, delgadas, parecidas com álamos são cortadas rente à raiz e espetadas no chão em todas as ruas e subúrbios da cidade; empilha-se madeira seca em torno da árvore, até os ramos e assim se fazem à noite inúmeras fogueiras. Nunca pude descobrir porque o santo é assim anunciado com tanto calor".

Na véspera de Reis, músicos com violões, tambores etc, vão pelas ruas, de casa em casa, sem cerimônia, fazendo um barulho infernal, "repetindo tolo estribilho." E isso continua pela noite adentro e durante todo o dia seguinte. "parecendo-se na confusão, com o carnaval italiano".

Nas procissões religiosas vê-se profusão de estandartes, capas e insígnias de irmandades, cada qual mais rica, procurando destacar-se das rivais.