partilha carinhosa de sua valiosa correspondência, que estavam fazendo filhos e netos, aos quais feria o espinho cruel da injustiça da sorte e da ingratidão nacional, tragando resignados e silenciosos uma dor que não reagia; os próprios livros comerciais, os seus e os de empresas que criou, já não se sabia por onde andavam. No Banco do Brasil, que foi o depositário de sua falência e liquidatário de uma empresa importantíssima, tinha sido reclamado pelo desenvolvimento dos serviços o espaço ocupado por seus papéis, e o fogo, oficialmente autorizado, queimou solenemente esses riquíssimos arquivos de nosso progresso material.
As aproximações que andei procurando com pessoas de sua família, as afinidades que a admiração comum me foi angariando, avolumaram dia a dia o tesouro de documentos que ia conseguindo salvar e guiaram-me nas pesquisas em arquivos públicos e na escavação de correspondências particulares onde pudesse haver documentos da época.
Cada passo dado, se confirmava e inflamava a veneração, deixava, entretanto, a perplexidade de uma desconfiança na justiça do meu entusisamo.
Como poderia estar tão ingratamente esquecido aquele homem extraordinário?
"... La pente du chemin de l'oubli est la plus rapide", diz uma alma cândida (P. Hazard), condoendo-se do eclipse do nome de Lamartine na memória da França. Mas, o esquecimento de Mauá era de causar maior pasmo, quando, em todos os ângulos deste país, havia em obras de gozo público, o atestado palpitante de sua passagem, em cada patrimônio municipal ou estadual a conta do débito de uma estátua merecida — "uma em cada Estado do Brasil", como escreveu Aluizio Azevedo.
Nessa risonha cidade imperial de Petrópolis, — a cujas encostas chegou pela primeira vez o silvo da locomotiva Baronesa, nome que significa Baronesa de Mauá — havia apenas uma pequena praça a que ainda não tiraram o nome de Visconde de Mauá e um busto em gesso que desce periodicamente de sua discreta instalação a um canto da bilheteria da Estação, para ser bronzeado nas oficinas da Leopoldina Railway. Na capital da