Mauá

crismada desde 1863, de Principe do Grão-Pará, a antiga Estrada de Ferro de Mauá, apagados dia a dia, os traços do nome do criador.

Apesar do prestígio da ilustre Associação e de seu Presidente Frontin, as transformações operavam-se no sentido de maior afastamento — Companhia Estrada de Ferro do Norte, Companhia Leopoldina, Companhia Geral de Estradas de Ferro e afinal Leopoldina Railway.

Uma feliz inspiração levou-me até à presença do Sr. Presidente Arthur Bernardes em 1923, para pedir que à nova estação projetada para a Praia Formosa, como ponto inicial das linhas que derivam da primitiva Mauá, e que, pelos planos aprovados, será a mais vasta e mais bela estação de caminho de ferro no Brasil, se ligasse o nome de Mauá. A promessa imediata, o franco apoio e a animação que recebi do ilustre Presidente e de seu digno Ministro Francisco Sá, constituiram-me em maior dever de justificar perante a nova geração quanto era merecida a homenagem do atual Governo ao grande brasileiro.

Datam daí os meus primeiros esforços seguidos para reunir e publicar discursos, cartas, pareceres, relatórios, depoimentos, informações, revistas, jornais que tornassem fácil a outrem escrever-lhe a biografia. Minha ideia primitiva era fazer, apenas, um índice impresso de documentos para que outros os consultassem com facilidade e utilizassem com proveito da grande memória; mas, o assunto empolgou-me e incutiu-me a coragem, que faltava, para estas notas despretenciosas; eis a razão deste volume. Alguém será tentado a escrever sobre elas um livro, uma obra. Em torno da figura de Nabuco de Araújo, Joaquim Nabuco fez a ilustração de um período glorioso e escreveu uma obra literária digna de figurar nas estantes das mais ricas literaturas. Alguém escreverá outra obra em torno da personalidade de Mauá; eu apenas podia fazer e fiz um guia consciencioso. Se fui um pouco além, se aventurei comentários e observações, se abro polêmica, é pelo interesse de agitar.

Posso regozijar-me pelo que está obtido. Julgo-me mais feliz pelo que espero que outros virão fazer depois de mim.