A instrução e o Império - 1º vol.

em que o Instituto se deverá ocupar com todo desvelo. Todas as que ele fizer publicar serão remetidas para as bibliotecas e gabinetes de todas as escolas do Império, a fim de que prontamente se divulguem por todo ele, como convém. Todos os outros meios de facilitar a divulgação dos conhecimentos úteis que ao Instituto ocorrerem, e estiverem ao seu alcance, serão postos em prática, logo que as circunstâncias o permitirem.

Os meses de janeiro e fevereiro serão feriados. Para o conselho administrativo não haverá férias. Qualquer alteração que o Instituto julgar conveniente que se faça ou na sua constituição geral ou na sua economia legal, será tomada em lembrança, e assento para ser proposta na Assembleia Geral Legislativa.

E o projeto de reforma de ensino de Januario da Cunha Barbosa conclui com este sábio dispositivo:

"Nenhuma alteração se proporá relativamente aos títulos e artigos do presente sistema de instrução pública durante seis anos, a fim de quaisquer inconvenientes que ocorram sobre a sua execução, não sejam meras conjecturas ou receios de considerações particulares, mas sim confirmados por experiência e madura reflexão".