XI
INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS
MUSEU NACIONAL — A ideia de se instalar um instituto para recolher os produtos naturais da terra, nasceu quando o Brasil era governado pelo Vice-Rei, D. Luiz de Vasconcellos. Para isso foi iniciada a construção de um prédio especial que se transformou mais tarde no Erário Régio, hoje Tesouro Nacional.
O Museu, fundado por D. Luiz de Vasconcellos, era chamado oficialmente a Casa da História Natural, e conhecido pelo povo como a Casa dos Pássaros. Aí foi exposta uma coleção de aves preparadas segundo os recursos da época, mas não classificadas. Chegaram mesmo a preparar para mais de mil exemplares da nossa fauna. A Casa dos Pássaros teve, entretanto, uma vida breve. Vinte e tantos anos, depois, a bela iniciativa de Luis de Vasconcellos estava extinta. O sucessor de Vasconcellos enviou todas as coleções para o Arsenal do Exército para "servir aos estudos dos alunos da Academia Militar".
A 7 de março de 1808 desembarcava no Rio de Janeiro o Príncipe regente, acompanhado de sua comitiva. Por decreto de junho de 1818 criou o Museu.
O primeiro diretor do Museu, frei José da Costa Azevedo, foi um religioso que, no dizer dos historiadores, "era um homem de costumes austeros que gozava