A instrução e o Império - 1º vol.

o Capitão de Fragata Francisco de Paula Leal também ofereceu um número de exemplares já impressos de outros por ele organizado para o ensino de aritmética. Nem a estas únicas dádivas se limitam as que o referido colégio tem recebido. A sociedade fundadora do teatro da praia de D. Manoel lhe fez o donativo gratuito da quantia de réis 2:000$000 e de seis bilhetes em cada uma das quatro loterias que lhe foram concedidas, bem como o produto líquido de dois benefícios em cada um dos quatro anos de concessão; a sociedade do Teatro Constitucional Fluminense lhe fez outro donativo da nona parte do produto líquido de loterias semelhantes e de seis bilhetes de cada uma delas, obrigando-se além disso a manter uma cadeira de música e outra de declamação.

O governo emprega desvelada solicitude em aumentar e aplicar da maneira mais proveitosa e segura o patrimônio deste estabelecimento e empenha todos os meios de que pode dispor na conclusão de suas obras. No dia 25 de Março, de gloriosa recordação para os brasileiros (promulgação da Carta. Constitucional) teve lugar a solene abertura do colégio com assistência de Sua Majestade o Imperador, do Regente em seu augusto nome, do governo da Corte e de grande número de pessoas de distinção". (Nota B)

Em 1839 diz o ministro Francisco de Paula de Almeida Albuquerque sobre o incipiente instituto, em seu relatório: "Passando a tratar do Colégio Pedro II, cumpre-me comunicar-vos que uma comissão composta do deputado da junta do comércio Joaquim Gonçalves Ledo e do Dr. Francisco de Paula Cândido foi nomeada, na conformidade dos estatutos, para examinar o comportamento dos lentes, a sua atividade e o estado das aulas. Segundo o relatório