passageira e estratégia (como obrigado no 6º ano de engenheiros); artilharia, minas, fortificações permanentes, ataques e defesa de praça (como obrigado no 4º ano dos engenheiros).
Art. 38 - Para instrução das armas de cavalaria e de infantaria, precedendo somente o exame da língua francesa, bastará frequentar um triênio de aulas comuns, como os outros estudos na maneira seguinte: Primeiro ano - aritmética, geometria, trigonometria plana (aprenderá como obrigado no 1º ano dos matemáticos); desenho (como obrigado no 1º ano de engenheiros). Segundo ano - álgebra até equação no 2º grau (aprenderá como obrigado no 1º ano de artilharia); continuação do desenho. Terceiro ano - 1ª cadeira: topografia, tática, etc. (como no 4º ano de artilharia).
Art. 39 - Em todos estes ramos e ramúsculos, assim da medicina como da matemática, posto que se não conferiram graus acadêmicos, como se dão nas cinco Faculdades que são bases universitárias de todas as ciências, contudo os estudantes aprovados terão as suas cartas finais.
Art. 40 - Haverá um capítulo destinado nos Estatutos gerais para regular o curso de bacharel em letras do Colégio Pedro II, depois de serem os seus atuais estatutos radicalmente refundidos, e reformados em um regulamento aplicável a todos os mais corpos coletivos desta natureza e coerente com o espírito do instituto geral. Rio, 3 de julho de 1847. — Visconde de Goiana.