aparelho à manobra; desenho de marinha e rudimentos sobre construção dos navios. 3º ano: trigonometria esférica; navegação teórica e prática; instrumentos de tática naval; continuação de desenho; rudimentos de artilharia e exercícios de fogo; tática militar e artilharia prática". Três lentes de matemáticas e dois substitutos; um lente da artilharia; um mestre de aparelho e outro de construção naval e prática e desenho. Para admissão à Academia exigia-se apenas regras de aritmética e versão da língua francesa.
O Príncipe Regente houve por bem destinar as hospedarias dos religiosos beneditinos para nelas estabelecerem a Real Academia dos Guardas-Marinhas; pelo que ordena o mesmo senhor que vossa majestade proceda logo a encomendar os armários, bancos e cadeiras que forem necessários para este fim, mandando fazer tudo por ajuste, do que dará parte a esta Secretaria de Estado, para que se mande entregar a vossa majestade o valor de sua importância. Ao dito abade do Convento de São Bento, escrevo agora participando-lhe esta real determinação de Sua Alteza Real, a fim de que desocupe as referidas hospedarias para que vossa majestade as possa ocupar e fazer os convenientes arranjamentos. (Decisão de 5 de maio de 1808. Visconde de Anadia). Em 1812 declara obrigatório o exame da classe de desenho para julgar completo o curso da Academia de Marinha, (Decisão de 11 de dezembro).
Ensino profissional — Curso de agricultura na Bahia. "Conde de Arcos. Sendo o principal objeto dos meus vigilantes cuidados o elevar ao maior grau da opulência e prosperidade, de que forem suscetíveis pela sua extensão, fertilidade e vantajosa posição, os meus vastos Estados do Brasil;