A instrução e o Império - 1º vol.

Acha-se hoje com imensos estudantes". E depois de expor o estado lamentável da roda dos expostos, conclui: "Todas estas coisas devem merecer-vos suma consideração".

INFORMAÇÕES SOBRE AS ESCOLAS — Em 9 de Maio o deputado Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado apresentou um projeto abolindo as juntas provisórias do governo das províncias e dando organização às administrações locais. Um dos deveres deste novo governo "era promover a educação da mocidade".

Em 7 de julho a Comissão de instrução emite o parecer sobre uma "memória" que lhe foi enviada: "A comissão examinando a memória oferecida pelo ilustre membro desta Assembleia o Sr. Marfim Francisco Ribeiro de Andrada e por ele feita há muitos anos para a reforma dos estados menores da província de São Paulo reconhecendo nela um verdadeiro método tanto de ensinar, como de aprender, pelo arranjamento analítico com que classifica o começo e o progresso gradual dos acontecimentos humanos, e pela indicação que faz de outras matérias que sucessivamente devem ser ensinadas do método a seguir da escolha dos compêndios e sua composição, lamenta a comissão os males que tem sofrido a instrução pública pela falta de publicação e adoção de tão luminoso sistema em todas as províncias do Brasil, é do parecer: 1º que seja recebido por esta Assembleia com especial agrado um oferecimento tão interessante à educação pública; 2º que se mande imprimir a sobredita "memória" fazendo-se a despesa pelo tesouro público, para que quanto antes possa servir de guia aos atuais professores e estímulo aos homens de letras para composição de compêndios elementares enquanto se não dá uma adequada forma