A instrução e o Império - 3º vol.

professores do respectivo ano, reunidos em mesa, julgarão por escrutínio secreto este último concurso, sendo nele contemplados unicamente os alunos que tiverem sido aprovados plenamente. Neste julgamento proceder-se-á, por votações separadas quanto aos alunos somente, e não quanto às diversas aulas do ano, à designação dos seis examinados, que deverão merecer os lugares do banco de honra; escrevendo os juízes em cédulas, de cada vez, o nome daquele que reputar mais digno para cada lugar. E ao aluno que assim for designado pela maioria dos votos, será concedido o máximo dos pontos que em todos os concursos de um mês do respetivo ano podia competir ao lugar que obteve. Em seguida ao julgamento do 1º ano dos estudos terá lugar a apuração geral dos pontos obtidos nos novos concursos escritos durante o ano letivo, sendo também contemplados unicamentete nessa apuração os alunos aprovados plenamente; e segundo for o resultado das somas totais dos mesmos pontos juntos aos concedidos pelo exame oral, far-se-á a adjudicação dos prêmios, e menções honrosas." (Dec. 679 de 8 de julho 1850).

1854. "Declara que os exames dos alunos devem ser feitos em presença do comissário do governo e das pessoas que costumam no fim do ano formar o tribunal de julgamento" (Aviso 43 de 13 de fevereiro 1854).

1855 — Promulgado o Regulamento da instrução primária e secundária do Município da Corte, em 1854, um ano depois, o ministro Luiz Pedreira do Couto Ferraz deu as normas da reforma do Colégio Pedro II.

Dividem-se os estudos do Colégio em primeira e segunda classes; os da primeira são: gramática nacional,