A instrução e o Império - 3º vol.

CULTURA E TÉCNICA

No período do vice-reinado, no Brasil, houve uma tentativa de uma organização sistemática da instrução pública, que pode ser considerada o esforço inicial para a sua cultura. Era um projeto do general Francisco Borja Garção Stockler apresentado ao Conde da Barca, ministro e secretário de Estado dos negócios estrangeiros e da guerra. No seu vasto plano a instrução pública era dividida em quatro graus distintos: 1º grau: aqueles conhecimentos que a todos são necessários, qualquer que seja o seu estado e profissão; 2º grau: desenvolvimento mais amplo da maior parte das noções do grau anterior, e todos os conhecimentos que são essenciais aos agricultores, aos artistas e aos comerciantes; o 3º grau: todos os conhecimentos que devem servir de introdução ao estudo profundo das ciências e de todo gênero de erudição; o 4º grau: finalmente seria dedicado ao ensino das ciências tanto abstratas, como de aplicação consideradas na sua maior extensão e em todas as suas diversas relações com a ordem social. Compreenderia além disto, o estudo das ciências morais e políticas, contempladas sob o mesmo aspecto e designadas com a denominação de ciências sociais. As escolas seriam chamadas: do 1º grau, pedagogias e os mestres pedagogos; as do 2º grau, institutos e os mestres instituidores; as do 3º liceus, e