práticos de mineralogia (uma dita de três horas por mês); desenho de imitação (duas sessões de três horas por mês); trabalhos gráficos (duas ditas de quatro horas por mês).
No 1º semestre do 2ºano, em cinco meses; geologia (uma lição por semana); química dos metais e docimasia (duas lições por semana durante o 1º trimestre, uma durante o 2º trimestre); metalurgia (uma lição semanal 1º trimestre e duas durante os meses seguintes) ; estudo de máquinas, construção (duas lições por semana); estereotomia, madeiramento (uma dita por semana); trabalhos gráficos para aplicação dos estudos sobre máquinas, o corte de pedras e o madeiramento, manipulação química (uma sessão de quatro horas por semana); ensaios de minérios (uma dita idem). 2º semestre do 2º ano: geologia (uma lição por semana); química dos metais (idem); metalurgia e preparação mecânica dos minérios (idem); construção (idem); trabalhos gráficos (como no 1º semestre); manipulação química (uma sessão de quatro horas por semana); ensaios de minerais (uma sessão, pelo menos, por semana); trabalhos práticos de geologia. Lições de hora e meia.
Exames mensais das diferentes matérias que lhe tiverem sido ensinadas durante o mês, arguidos pelos professores, adjunto ou pelos repetidores. Exames finais. Diploma de engenheiro de minas. Os professores de mineralogia, geologia e de metalurgia e exploração de minas habitarão na Escola, se for possível. Prêmio de viagem à Europa ou Estados Unidos até três alunos dos mais distintos. Os professores serão nomeados por decreto, mediante concurso e terão as mesmas vantagens dos de cursos superiores de medicina" (Dec. 6026 de 6 de novembro 1875).
"Para estabelecer-se uma Escola prática de mineralogia e lançar as bases de uma Escola de minas