projeta iniciar outros melhoramentos, como a criação de animais domésticos e a cultura de plantas úteis para serem distribuídas, a publicação das observações que forem feitas sobre adubos empregados nas culturas, e finalmente as exposições periódicas.
Entre todos os planos de futuro sobreleva o da criação de um Asilo agrícola, destinado a dar a instrução e educação prática indispensável ao lavrador. Atualmente o Instituto recebe do Estado a subvenção de 12 contos anuais e o seu capital realizado é de 257:336$000 réis".
Imperial Instituto Bahiano de Agricultura. — "Realizado o pensamento de fundar na fazenda das Lages, pertencente ao mosteiro de São Bento, o estabelecimento rural, que deve servir de escola prática e teórica aos lavradores da província da Bahia, a diretoria do Instituto tratou de construir o edifício destinado à escola agrícola, o qual tem três pavimentos. Infelizmente esta útil instituição, à qual estreitamente se ligam os destinos da lavoura da importante província da Bahia, não há ainda conseguido o incremento desejável. O número de seus sócios continua a ser 91 efetivos e seis honorários, e suas sessões ressentem-se da falta de assiduidade deles, de sorte que quase exclusivamente se deve ao zelo de sua direção as providências em prol da economia do estabelecimento. No louvável intuito de auxiliar o Instituto o legislativo provincial decretou o imposto de cinco réis por arroba nos artigos de exportação agrícola, para ser aplicado à sustentação, da Escola". (Do relatório do ministro da agricultura).
Imperial Instituto de Agricultura Sergipana. "Não posso deixar de lamentar que o Instituto, criado nesta província por Sua Majestade o Imperador,